Participação em Editais de Fomento
2
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES
- Centelha PE
Possui a finalidade de estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos. Através deste edital, foi possível a parceria com a AQUALITO para o desenvolvimento do sistema PLUGOW.
Pró-Startups - Operação (Edital FACEPE № 21/2021)
O Edital FACEPE № 21/2021 tem por objetivo apoiar e selecionar projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica oferecendo apoio financeiro a propostas submetidas por ambientes de inovação para suas Startups iniciantes em fase de pré incubação ou incubação com a finalidade de incentivar o desenvolvimento de Minimum Viable Products (MVPs)* e seu produto final resultante.
O Pró-Startups - Operação foi dividido em três fases. Cada fase era responsável por uma parte do desenvolvimento do projeto que seria avaliado por uma equipe técnica a fim de que fosse selecionado para prosseguir para a próxima fase. Foi com muita dedicação que a PLUVI foi selecionada entre uma das 30 propostas escolhidas para a primeira fase e prosseguiu até ser uma das 10 finalistas do edital.
Como resultado de nossa participação neste edital, desenvolvemos os Sensores de Qualidade da Água para fazer monitoramento de dados em tempo real, podendo ser acessados através de app ou plataforma web.
Também criamos toda a estrutura necessária para a instalação de nosso sistema de captação de água da chuva no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, garantindo o fornecimento de água de qualidade para crianças e funcionários além de incentivar uma nova educação acerca dos benefícios da utilização da água da chuva.
*Em empreendedorismo, principalmente no contexto de startups, um produto viável mínimo (MVP, de Minimum Viable Product) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES - Centelha PE (EDITAL FACEPE № 28/2021)
O EDITAL FACEPE № 28/2021 tem por objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores.
Também de apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Pernambuco.
Através deste programa, foi possível o desenvolvimento do sistema de captação, armazenamento e potabilização de água da chuva que atualmente chamamos de PluGow. A partir do programa, também foi possível a instalação de um protótipo no Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) da UFPE sendo, atualmente, de grande relevância para o consumo de pesquisadores e funcionários e para o manejo dos equipamentos, por exemplo.
Hoje, o PluGow é um produto PLUVI e Aqualito patenteado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual).
APOIO A PROJETOS DE PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E MITIGAÇÃO DE DESASTRES DECORRENTES DE PRECIPITAÇÕES INTENSAS (EDITAL FACEPE № 21/2022)
O EDITAL FACEPE № 21/2022 tem por finalidade apoiar projetos de pesquisa aplicados à prevenção, preparação e mitigação de desastres decorrentes de precipitações intensas, desenvolvidos por IES e ICTs junto a empresas e demais entidades do terceiro setor atuantes em projetos nos temas propostos em Pernambuco.
A vulnerabilidade da população demonstrada nos frequentes desastres decorrentes de chuvas na RMR correlaciona-se a necessidade de aumentar a capacidade de antecipar, sobreviver, resistir e recuperar-se dos impactos decorrentes desses desastres. Os impactos da variabilidade climática já estão muito evidentes em inundações costeiras, ondas de calor, chuvas intensas e mudanças nos ecossistemas. Para lidar com o fenômeno dos desastres, são necessárias ações que considerem a sua complexidade não apenas do ponto de vista natural, visto que o problema diz respeito à convergência de várias ameaças no âmbito social e tecnológico, que estão interconectados para a composição da situação de alto risco.
Condizente com a estratégia fundamental da inovação, mobilizar saberes e tecnologias gerados nas academias e institutos de ciência e tecnologia para sua aplicação prática na prevenção, preparação e mitigação de desastres decorrentes de precipitações intensas em Pernambuco é crítico para a melhor convivência com eventos futuros e mitigação de eventos ocorridos. Esse papel garante uma segurança maior ao Estado e especialmente às populações que vivem em áreas vulneráveis à inundação.
A partir deste apoio, a PLUVI, em parceria com outras empresas, laboratórios e pesquisadores da UFPE, desenvolveu o Projeto Morro de Vontade que tem por objetivo unir as áreas de Saneamento, Recursos Hídricos, Geotecnia, Cartografia e Tecnologia da Informação em prol da redução dos riscos de deslizamento de terra no Córrego da Telha, comunidade do bairro de Passarinho em Recife.